AMCHAM - Estratégias de Sucesso: Case Gol Como a Gol foi eleita a melhor empresa do ano, segundo a Revista Exame

Nesta sexta-feira, dia 23 de novembro de 2007, o auditório Heitor Antunes Marques teve a honra de receber o Sr. José Carlos Mello, Vice-Presidente da Gol Linhas Aéreas, para uma brilhante palestra sobre as estratégias de sucesso da Gol, empresa que mudou o cenário da aviação brasileira.

José Carlos Mello apresentou uma panorama sobre o sistema aeroviário brasileiro, indicando como marco para modernização do setor o ano de 1998, no qual finalmente foi permitida a criação de novas empresas aéreas, gerando, assim, maior competitividade no mercado.

Afirmou que o estudo de viabilização da empresa Gol Linhas Aéreas começou no ano de 1998 e foi bastante profundo, com a indicação de parâmetros iniciais extraídos de casos de sucesso em outras empresas aéreas do mundo, sem precedentes sequer similares no Brasil ou na América Latina. Este foi e continua sendo o diferencial da Gol, uma empresa que investe em inovações tecnológicas, qualidade da aeronave e de pessoal, buscando a total eficiência como marco diferencial, o que a possibilita voar cerca de 16 (dezesseis) horas diárias e, desta forma, obter lucros, contra os anteriores prejuízos recorrentes de todas as empresas aéreas brasileiras.

Afirmou que os planos da Gol para o futuro são bastante ousados, a despeito do momento atual que indica um declínio no sistema, em face ao ausente investimento do Governo em mudanças que precisam ser realizadas para evitar o quadro drástico do completo “apagão aéreo”. É que o mercado está em franco crescimento, com um aumento efetivo da demanda em torno de 12%, pelo que a Gol pretende investir para abocanhar ao menos uma boa parte desta fatia do mercado, razão pela qual formalizou a encomenda de vários aviões.